Português

Deutsch

English

 

CAMPO - Centro de Assessoria ao Movimento Popular                                                                                                                       Desde 1987
Pousada Refúgio EcoTinguá


O Refúgio EcoTinguá é uma pousada com programação de ecoturismo, onde são desenvolvidos cursos de formação profissional e geração de renda, além de atividades de educação ambiental para jovens da Baixada Fluminense e integração comunitária, o que contribui para a redução das desigualdades sociais.

A pousada está localizada em uma área de 25 hectares, dos quais 16,5 fazem parte de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), localizada bem próximo à Reserva Biológica do Tinguá, no município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, uma das mais belas Unidades de Conservação do Brasil.

O Campo Tinguá trabalha no caminho da auto-sustentação, tendo como proposta ser um elemento de articulação da população local em torno da defesa do meio ambiente e da capacitação profissional, ao mesmo tempo em que faz do turismo um canal de promoção da inclusão social dos moradores da localidade, em sua maioria, com poucas oportunidades e recursos financeiros.

Clique aqui para ver mais fotos

Instalações e Serviços EcoTinguá

A Pousada Refúgio EcoTinguá dispõe de boas acomodações, oferecendo oito apartamentos standart, além de quartos na casa-sede, piscina, lago, agradáveis varandas com redes e vista fantástica para a Reserva Biológica do Tinguá. Possui decoração rústica, serviço de ótima qualidade, alimentação saudável, com produtos cultivados na propriedade, e cozinha de padrão internacional. A mão-de-obra é treinada na própria pousada e recrutada entre os moradores de Tinguá.

No local são oferecidos cursos voltados para a educaçãodor ambiental, oficina ambiental e a geração de emprego e renda para a população, como as capacitações de camareira, educas de jardinagem e paisagismo, dentre muitos outros, que buscam criar alternativas para a geração de empregos na região, de forma a manter os jovens na localidade. O Campo Tinguá também realiza projetos de educação ambiental com escolas dos municípios de Nova Iguaçu e de Mesquita.

Os visitantes têm a opção de passar o dia no Refúgio EcoTingá desfrutando de pescaria, piscina, lago natural, passeios a cavalo e de bicicleta, para conhecer cachoeiras e o entorno da Reserva Biológica do Tinguá; percorrer as trilhas para mountain bike ou caminhadas (trekking) guiadas nas trilhas da RPPN do Campo Tinguá (observação de plantas e animais silvestres) e do farto almoço, sem necessariamente se hospedarem. O espaço também está disponível para eventos e visitas, que utilizem ou não a hospedagem. Grupos de movimentos comunitários, religiosos, empresas e outros dispõem de infra-estrutura para a realização de treinamentos, cursos de capacitação, workshops, retiros e muitas outras atividades.

A pousada (foto à esquerda) é um centro de referência e integração da população local. O acesso à propriedade e os projetos desenvolvidos são abertos a todos, fazendo do Campo Tinguá uma referência no local e um caso de sucesso de inclusão social através do turismo.


Como chegar

  • BR 116 - Via Dutra – Nova Iguaçu até o Km 180 e dobrar à direita, no Motel Medieval.
  • Alcançando a Av. Henrique Duque Estrada Mayer, dobrar à esquerda. Atenção: não há sinalização para Tinguá neste local.
  • Seguir na Av. Henrique Duque Estrada Mayer, depois do Hospital da Posse, cerca de 4,5 quilômetros até alcançar o CEFET Nova Iguaçu, onde alguns metros à frente há uma placa indicando Vila de Cava e Tinguá. Dobrar à direita.
  • Seguir sempre em frente até Vila de Cava, e depois seguir para Tinguá.
  • Na praça de Tinguá, dobrar à direita e seguir pela Estrada Boa Esperança.
  • A cerca de um quilômetro encontra-se o Refúgio EcoTinguá, no nº 1.050.

    O endereço do Campo Tinguá é Estrada da Boa Esperança, 1.050, Nova Iguaçu.
    Os telefones são 3767-7789 / 3767-7722 / 9602-1645.