Português

Deutsch

English

 

CAMPO - Centro de Assessoria ao Movimento Popular                                                                                                                       Desde 1987
 

Editores: Cristiano Camerman e Isabel Capaverde

clique no link abaixo para ver as notícias:

30 de Junho de 2009 - Ano 9 – nº 11

Notícias Antigas

30 de Junho de 2009 - Ano 9 – nº 11
EM DESTAQUE
 

Creches vão ganhar energia solar

Sensibilizados com o trabalho realizado nas creches comunitárias e pensando em levar mais conforto e bem estar às crianças, a GTZ – empresa de cooperação técnica alemã presente no país há mais de 40 anos – em parceria com Hans Rauschmayer – responsável pela capacitação em energia solar dos grupos comunitários - vão instalar equipamentos para captação de energia solar desenvolvidos no Brasil, o chamado Aquecedor Solar de Baixo Custo (ASBC). Depois de estudar as dependências e a arquitetura das creches da Rede de Itaúna e Adjacências, em São Gonçalo, eles selecionaram quatro delas para iniciar o projeto que vai aquecer a água utilizada nos banheiros e cozinhas. Começarão pela Creche Batista Doce Lar de Itaoca, em seguida Centro de Educação Infantil Comunitário Estrelinha Azul do Serpa, depois Obra Social do Bairro das Palmeiras e Grupo Comunitário Coração de Maria de Jardim Catarina.


Novo grupo integra Rede de Itaúna

A última reunião da Rede de Itaúna e Adjacências, realizada no Centro Comunitário de Jardim Catarina, contou com a participação de mais um grupo, a Organização Trindalata, referência no bairro de Trindade, em São Gonçalo. Na ocasião esteve presente seu fundador, Carlos Eduardo Pinheiro (foto), que falou um pouco sobre o trabalho que eles realizam utilizando a música como meio de inserção social. O Trindalata desenvolve um projeto com crianças e adolescentes através da percussão com instrumentos recicláveis. Batuques e ritmos bem ecléticos e criativos são tirados de galões, bambonas de óleo diesel e latas de tintas. Com a entrada do Trindalata hoje a Rede de Itaúna e Adjacências é composta de oito organizações comunitárias.

 

Oficina Temática de Profissionalização

 

Durante a manhã do dia 22 de junho no Centro de Integração e Desenvolvimento Comunitário do Salgueiro, integrante da Rede de Itaúna e Adjacências, em São Gonçalo, foi realizada uma Oficina Temática de Profissionalização ministrada pelo Pastor Jean Carlos Mattos Pereira. Entre os assuntos tratados pelo
palestrante destaque para as orientações sobre mercado de trabalho e a importância da qualificação no mundo atual. Ele também promoveu uma dinâmica de integração do grupo, formado por cerca de 42 moradores.


Dia de Beleza

Dia 23 de junho foi um sábado diferente em Jardim Catarina, São Gonçalo. Das 8h às 18h30, cerca de 138 moradores, mulheres em sua maioria, passaram pelo Centro Comunitário Jardim Catarina(CCJC) e fizeram depilação (buço,sobrancelhas e axilas), maquiagem, manicure e deram um jeito nos cabelos.

 

O Dia de Beleza foi oferecido gratuitamente à comunidade pelos alunos do curso de cabeleireiro e curso de beleza que funcionam no CCJC. Ao todo participarão da ação 22 alunos, 18 do curso de beleza e quatro do curso de cabeleireiro. O sucesso foi tanto que segundo Rosilene Rodrigues, uma das coordenadoras do CCJC, já existem muitos pedidos de bis.
 

Campo participa da Pré-Conferência sobre Educação Infantil Comunitária


 

Representado por Rosangela Ângelo, coordenadora do Núcleo de Educação Infantil e Escolar, o Campo esteve presente no dia 30 de junho, no auditório do SINPRO-Rio, na Pré-Conferencia da Rede de Integração de Educação Infantil Comunitária do Rio de Janeiro. O objetivo do encontro foi discutir diretrizes e estratégias para as conferências Municipal, Intermunicipal, Estadual e Nacional. Em pauta assuntos como a qualidade da educação, a democratização do acesso, a formação e a valorização dos trabalhadores em educação entre outros.

 

Encontro de capoeira reúne CCJC e ENFOCO

Com a participação de lideranças comunitárias, pais e moradores da região, o Centro Comunitário Jardim Catarina (CCJC), em São Gonçalo, promoveu um encontro no dia 20 de junho, com apresentação dos alunos do Projeto Capoeira como Resistência comandados pelo Mestre Beto e de grupos convidados do espaço comunitário ENFOCO, parceiro do CCJC. Das 9h às 13hs além de capoeira, houve dança afro e samba de roda, com um pequeno intervalo para o lanche – creme de ervilhas, cachorro-quente e refrigerante.

 

 

Continuam os mutirões de reformas de casas


Dentro do Projeto DISOP, foram reformadas mais de 30 casas, nas comunidades de Salgueiro, Fazenda dos Mineiros e Palmeiras, em São Gonçalo. Segundo Alexandre Correia, arquiteto da equipe do Campo e coordenador dos mutirões de moradores, o problema mais comum encontrado é infiltração nas coberturas, ou seja, nos telhados das casas. “Na verdade, nós apenas iniciamos as reformas e os moradores, contando com a solidariedade dos vizinhos, com os laços de amizade que vão surgindo entre os beneficiados pelas reformas, prosseguem com o restante do trabalho”. A comunidade de Jardim Catarina está em processo de mutirão, com quatro casas já reformadas e as próximas comunidades beneficiadas pelas reformas serão Itaoca e Conjunto da Marinha.


Balanço do curso de Gestão em Secretaria


 

Realizado na sede do Campo, em Botafogo, o curso de Gestão em Secretaria - que tinha como objetivo melhorar o desempenho dos participantes nas secretarias dos centros comunitários - reuniu representantes da Rede de Centros de Formação Profissional do Grande Rio e dos grupos comunitários da Rede de Itaúna e Adjacências(SG), e também do Campo Tinguá. O índice de evasão foi pequeno, cerca de 34% e o nível de conhecimento do trabalho social dos participantes alto, em torno de 90%. Vale ressaltar que o curso permitiu a uma das participantes conquistar uma vaga no mercado de trabalho, contratada pelo Arquivo Nacional.
 

Jovens do bairro das Palmeiras visitam o MAC

Como parte do Programa Cultura Jovem, 18 adolescentes entre 12 e 18 anos, do bairro das Palmeiras foram conhecer no último dia 20 de junho, o MAC – Museu de Arte Contemporânea de Niterói (RJ). Acompanhados por duas das coordenadoras do Anexo da Obra Comunitária Bairro das Palmeiras, eles fizeram uma visita guiada. Ficaram encantados com a vista da Baía de Guanabara, a arquitetura e a exposição permanente do museu. Esse é o primeiro dos dois passeios culturais programados para esse ano.

Curtas

- No último dia 29 de junho o Campo, através da sua coordenadora do Núcleo de Educação Infantil e Escolar, Rosangela Ângelo, participou como eleitor da escolha dos conselheiros da sociedade civil para o CMDCA/RJ (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro), mandato 2009/2011. A eleição aconteceu no Auditório da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) e cada eleitor teve direito a votar em 10 entidades candidatas a compor o Conselho.

- Acontece no dia 3 de julho, na Obra Social do Bairro das Palmeiras, em São Gonçalo, o encontro da Rede BrincArt. Na ocasião as brinquedistas estarão relatando as atividades realizadas na Semana do Brincar(final de maio), prestarão contas e receberão material para dar prosseguimento as atividades.
 

 

 

Pensamento

“O propósito do aprendizado é crescer, e nossas mentes, diferente de nossos corpos, podem continuar crescendo, enquanto continuamos a viver.”
Mortimer Adler