Núcleo de Comunicação Social

O Núcleo de Comunicação Social tem por objetivo dar transparência, tanto internamente quanto externamente, às atividades e missão do Campo e dos grupos por ele assessorados. Esta é uma forma de divulgar junto à equipe, aos integrantes dos projetos, parceiros e sócios, além da sociedade, as nossas ações e projetos, com o intuito de buscar e manter parcerias, de divulgar a razão da nossa existência e o nosso ideal, incentivando a prática e multiplicação destas idéias junto a novos públicos.

Dentre as atividades e informativos da Comunicação do Campo estão a produção do boletim de circulação interna (Campo em campo), boletins de circulação externa (Comunidade em Campo e Campo em campo eletrônico), assessoria de imprensa, relatório anual, capacitação, elaboração de folderes, cartazes, convites e campanhas; banco de dados e fotos; identidade visual, entre outras coisas.


Campo em campo eletrônico

O boletim semanal tem circulação externa e traz as principais notícias da equipe e dos grupos assessorados, e é enviado principalmente para parceiros, sócios e às comunidades apoiadas pelo Campo. Para receber o boletim eletrônico semanal Campo em campo, mande um e.mail para comunicacao@campo.org.br


Capacitação

Neste ano, a Comunicação Social do Campo realizou uma oficina de jornal para 12 integrantes do Núcleo de Creches e Pré-Escolas Comunitárias da Baixada Fluminense (Nucrep), em abril, no município de Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Foram discutidos temas como características do meio de comunicação jornal, definições editoriais (público, linguagem, formato, periodicidade e tiragem), etapas de produção de um jornal e o trabalho prático de apuração, redação e edição (foto). Também houve a análise do informativo “Nucleando”, do Nucrep.

Em 2005, foram feitas duas capacitações com os grupos assessorados (foto ao lado) para sensibilizar as lideranças comunitárias em relação ao repasse da informação, visando à divulgação de notícias para o público interno e externo. Além de conceitos de Comunicação foram abordados o relacionamento com a mídia e o comportamento da fonte.
Uma capacitação semelhante foi dada na 1ª Oficina de Comunicação da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong) - Regional Sudeste, que aconteceu em setembro, no Centro do Rio, e reuniu 40 pessoas de 30 filiadas.


Relatório Anual 2005

A publicação é um resumo das principais atividades do Campo no ano passado e foi distribuída em forma impressa para os sócios e colaboradores do Campo. Clique aqui e confira.

 


Voltar ao topo