CEC faz reunião para discutir curso de costura

Nesta segunda-feira (10/04), as dez mulheres que fizeram o curso de costura no Centro de Ecologia e Cidadania de Tinguá (CEC Tinguá), filial do Campo em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense, o sub-secretário municipal de Trabalho, José Carlos Azevedo; a historiadora e técnica da Incubadora da Prefeitura de Nova Iguaçu, Roberta Martins; e o técnico do ITPC/UFRJ/COPPE, Anderson Oriente participam de uma reunião para pensar um novo curso de corte e costura e analisar os protótipos dos produtos que o grupo de alunas gostaria de fazer, além de debater a criação de uma Associação das Costureiras de Tinguá.
No dia 03/04, já houve um primeiro encontro com o artista plástico Crispim Pinheiro, especialista em modelagem de cerâmica, argila e fundição, e a artesã Rosângela Bastos, integrante da ong Barracão. A proposta é que os dois façam moldes de animais para servirem de base na costura de almofadas. O grupo também visitou o atelier, em Guilherme da Silveira, próximo a Bangu, na Zona Oeste do Rio, do modelista e cenógrafo Clécio Régis, que fará moldes em resina.
Alunas do curso de fibras de bananas trocam técnicas
Os quatro grupos de mulheres (nos bairros de Tinguá, Cerâmica, Miguel Couto e Genesiano, em Nova Iguaçu) que trabalham com fibra de bananas e são assessorados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e ongs que atuam em Nova Iguaçu realizarão uma série de encontros para trocarem experiências e técnicas. A primeira visita acontecerá nesta terça-feira (11/04), quando uma representante do grupo da Cerâmica ensinará a técnica de produzir cordéis de fibras de bananas ao grupo de mulheres do CEC.
Na terça-feira (04/04), dez mulheres que participaram do curso de fibras de bananas, realizado em novembro do ano passado no CEC, visitaram a Casa de Mulheres, da ong Brasil Itália, no bairro Cerâmica, próximo à Tinguá, com o objetivo de conhecer o trabalho do grupo local. A cooperativa de costura de fibras da Casa de Mulheres, uma parceria entre a ong Brasil Itália e o Sebrae, será inaugurada no dia 19/04, às 14h.
Novo curso de culinária tem aula inaugural
Aconteceu na última quinta-feira (06/04), a primeira aula do novo curso de culinária, que conta com dez participantes. As mulheres fizeram uma salada de berinjela mediterrânea como entrada; picadinho de carne com aipim rostie e couve crispie, de prato principal; e pudim de leite com calda de ameixas frescas para a sobremesa.
Instrutor de marcenaria coloca prateleiras em Botafogo
O marceneiro e instrutor Francisco Dionísio da Costa e o ajudante de marcenaria Daniel Alves, ambos de Tinguá, estão instalando prateleiras na Administração da sede do Campo, em Botafogo, desde a última quinta-feira (06/04). O local receberá as caixas de arquivo do núcleo.



Grupo da terceira idade do Sesc visita CEC

No dia 1°/04, o Turismo Social do Sesc Tijuca levou 37 integrantes do grupo da terceira idade para visitarem o CEC. Alguns idosos aproveitaram para conhecer a trilha de 800 metros do local e depois almoçaram e lancharam no CEC.

 

Voltar ao topo