Núcleo de Educação Infantil e Escolar

O Núcleo de Educação Infantil e Escolar atua preferencialmente em comunidades de baixa renda do estado do Rio de Janeiro, como Baixada Fluminense e São Gonçalo. O trabalho desenvolvido no atendimento a 11 Centros de Educação Infantil Comunitários (CEICs) destas localidades, incluindo creches e brinquedotecas, beneficia cerca de 100 educadores, mil crianças e 775 famílias, e busca dinamizar a atuação desses educadores, capacitando-os e acompanhando suas práticas pedagógicas.
Há também a preocupação de estimular os CEICs a captar recursos para projetos que visem ao crescimento e ao fortalecimento dos trabalhos de educação infantil, além de incentivar esses grupos a sistematizar as experiências e a promover o intercâmbio entre as diversas iniciativas. Todas as ações têm como objetivo minimizar a carência deixada pelo poder público em relação à demanda existente nas populações menos favorecidas, já que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) prevê atenção às crianças de 0 a 6 anos, como atendimento preliminar da educação básica.

Articulação e Ação Política

O núcleo promove ainda a articulação dos CEICs com movimentos sociais para a luta por políticas públicas de educação infantil. São eles a Art-creche, Rede de Integração de Educação Infantil do Estado do Rio de Janeiro, Fórum Permanente de Educação Infantil do Estado do Rio de Janeiro, Núcleo de Creches e Pré-Escolas Comunitárias da Baixada Fluminense, e Solidariedade entre Grupos de Base, além de parcerias com entidades nacionais e internacionais.

Projetos e Programas

O Núcleo de Educação Infantil e Escolar trabalha em função da qualificação dos Centros de Educação Infantil Comunitários, bem como de sua adequação, como garantia de reconhecimento. Nesse sentido, formula e implementa projetos que contemplem a organização institucional, os procedimentos pedagógicos, o espaço físico e a capacitação dos educadores. Essas ações são desenvolvidas por meio de assessoria ou consultoria, através de quatro programas:

1- Organização e Articulação Institucional
2- Capacitação de Educadores e Coordenadores Comunitários (foto acima)
3- Captação de Parceiros e de Recursos
4- Brinquedoteca

Clique aqui para saber mais sobre as Brinquedotecas

 

Publicação



"Alternativas Alimentares" é uma publicação elaborada pelo Centro Comunitário Amigos do Serpa, entidade de educação infantil assessorada pelo Campo e localizada em São Gonçalo. O livro é fruto de um trabalho de pesquisa em torno das possibilidades de aproveitamento de determinados alimentos para o planejamento de dieta alimentar de baixo custo e alto valor nutritivo ideal para crianças. A segunda edição deste publicação contou com o apoio do Campo, através do Núcleo de Educação Infantil.

Clique aqui e baixe o livro em pdf

Voltar ao topo