Português

Deutsch

English

 

CAMPO - Centro de Assessoria ao Movimento Popular                                                                                                                       Desde 1987
 
MAIS NOTÍCIAS
 
Em Destaque

17º Congresso Brasileiro de Educação Infantil da OMEP

21/07/2009

Rosângela Ângelo, coordenadora do Núcleo de Educação Infantil e Escolar, participou do 17º Congresso de Educação Infantil da OMEP – Organização Mundial para Educação Pré-escolar, realizado em Maceió, Alagoas, dos dias 15 a 17 de julho. Estiveram reunidos cerca de 700 congressistas, oriundos de 19 estados tratando do tema “Educação da infância: novos olhares, responsabilidades e práticas”. Segundo Rosangela, a carta que foi redigida ao final do evento e será enviada ao Congresso Nacional, ao Ministério da Educação e a sociedade civil tem como tônica a luta pela alteração no PEC – Projeto de Emenda Constitucional nº 277/2008 que tramita na Câmara e torna obrigatório o ensino no Brasil dos 4 aos 17 anos, mas deixa de fora dos investimentos da educação as crianças de 0 a 3 anos. “Isso significaria um retrocesso e jogaria por terra as conquistas do ensino pré-escolar, das creches comunitárias”, enfatiza.

 

Em pauta Educação e Mercado de Trabalho

21/07/2009

No sábado, dia 25 de julho, acontece o Seminário Regional de Educação e Mercado de Trabalho, no Centro Social de Itaúna, mais conhecido como CSU, em São Gonçalo. Das 8h30 às 14hs, assuntos como mercado de trabalho e desenvolvimento da região de Itaúna, a importância da escolaridade na qualificação profissional e a dificuldade da inserção no mercado de trabalho serão debatidos por vários especialistas. Para as mães que quiserem participar e não tiverem com quem deixar seus filhos podem levá-los, pois simultaneamente ao seminário serão realizadas duas sessões de cinema comunitário comandadas pelos jovens do Programa Cultura Jovem. O CSU fica na rua Rubens Dória, nº 1, no Salgueiro, em Itaúna, São Gonçalo. O Seminário é uma realização da Disop, do Campo e da Rede de Itaúna e Adjacências, com apoio do WFD. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 2275-4037 ramais 226 ou 235, com Rachel e Carla.

 

Novos parceiros: Instituto Vital Brasil e ONG Soluções Urbanas

21/07/2009

Cooperação é a palavra de ordem que está unindo em parceria o Campo, o Instituto Vital Brasil e a ONG Soluções Urbanas em prol da comunidade do Morro Vital Brasil, em Niterói. O objetivo é incentivar a mobilização comunitária para realização de cursos profissionalizantes, mutirões na comunidade e a valorização dos talentos locais. A proposta desenvolvida pelo Campo usando toda sua expertise no trabalho com grupos comunitários, terá a supervisão do cientista social, Marcos Thimóteo, e contará com a participação de profissionais das duas entidades parceiras. Uma primeira visita à comunidade foi realizada no dia 16 de julho. Acompanhados dos profissionais do Instituto Vital Brasil, o coordenador do Campo, Cristiano Camerman, o assessor Alexandre Correia e Marcos Thimóteo tiveram contato com os moradores do Morro Vital Brasil.

   

Nasce uma Cia de Teatro

21/07/2009

A Rede de Centros de Formação Profissional do Grande Rio está organizando uma Companhia de Teatro a fim de integrar os jovens que participam das atividades culturais nos centros comunitários. A frente dos trabalhos, a atriz Raquel Aguilhera, que realizará oficinas de orientação para 22 jovens das comunidades assessoradas pelo Campo. Além de atuar na companhia, esses jovens firmarão o compromisso de multiplicar os conhecimentos adquiridos nas comunidades em que vivem. A aula inaugural será no dia 01 de agosto e a formação do grupo acontecerá na próxima reunião da Rede, dia 25 de julho, às 9hs, na sede do Campo. A Cia de Teatro conta com o apoio do Ibrades – Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável, que irá ceder o espaço para as oficinas.

Campo estreita laços com Secretaria de Turismo e Cultura de São Gonçalo

21/07/2009

No último dia 6 de julho, o coordenador geral do Campo, Cristiano Camerman e a coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento Local, Elisangela Bandeira, estiveram reunidos com o Secretário Municipal de Turismo e Cultura de São Gonçalo, Carlos Ney Pinho Ribeiro. Na ocasião, o Campo apresentou o trabalho do Programa Cultura Jovem que vem realizando na região de Itaúna e Adjacências. Bastante interessado, o secretário ficou de estudar o relatório das ações feitas nesse primeiro semestre e prometeu marcar nova reunião em breve.

 

Presença no lançamento do VivaCred Crediamigo

21/07/2009

 

O Campo, através de seu coordenador geral, Cristiano Camerman, esteve presente no dia 15 de julho na solenidade de lançamento do VivaCred Crediamigo - programa de microcrédito que  atenderá a população de baixa renda - uma parceria do Banco do Nordeste e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Solidário do Rio de Janeiro. Até o final do ano serão 20 pontos de atendimento espalhados pela cidade. Em conversas informais com executivos do Banco do Nordeste, Cristiano aproveitou para sugerir que o programa seja estendido para a região de São Gonçalo em futuro próximo.

Brinquedoteca em Jardim Bom Retiro

21/07/2009

 

Avaliação do BrincArte

21/07/2009

 

Campo participa de Curso de Gênero

21/07/2009

A coordenadora Rosângela Ângelo e a assessora Marta Diniz, do Núcleo de Educação Infantil e Escolar, estiveram visitando os CEIC de Itaoca e Jardim Bom Retiro, São Gonçalo, para conversar com os coordenadores e iniciar o Projeto Brinquedoteca. Por já ter uma sala apropriada o projeto deve começar por Jardim Bom Retiro ainda no mês de julho. A assessora Marta irá verificar os brinquedos existentes e a ornamentação da sala e por último fazer um levantamento para compras do que falta. Ainda nesse mesmo período, está programada uma oficina de organização e classificação dos jogos com  brinquedistas do local e de outras brinquedotecas assessoradas que ajudarão a catalogar e classificar jogos e brinquedos.  

Na avaliação feita dia 3 de julho durante encontro da Rede BrincArte, em Palmeiras, São Gonçalo, o Dia do Brincar foi considerado um sucesso com adesão de pais e familiares nas atividades propostas não apenas no dia, mas em alguns casos durante toda semana,com total integração nos grupos. Nessa reunião estiveram presentes além das representantes do Núcleo de Educação Infantil e Escolar do Campo, o Ceic de Saracuruna, Jardim Bom Retiro, Itaoca, Coração de Maria, Serpa e São Francisco. Na troca de experiências, entre os relatos houve CEICS que distribuíram brinquedos construídos pelo educador junto com as crianças, como também outros que resgataram brincadeiras antigas como pique alto, bola de gude, entre outras.   

A assessora Carla Serapião, que integra o Núcleo de Desenvolvimento Local do Campo, está participando do Curso de Gênero promovido pela ASPLANDE – Assessoria e Planejamento para o Desenvolvimento. Durante dois meses e sempre às quintas–feiras, o curso faz diferentes abordagens sobre gênero. Segundo Carla, é uma rica troca de experiências que permitirá a multiplicação do tema com a juventude apoiada pelo CAMPO nas comunidades de base..

 

 

I Encontro Eco-Cultural de Capoeira

21/07/2009

No domingo, dia 26 de julho, às 10hs, no Colégio Municipal Marcílio Dias, no Conjunto da Marinha, São Gonçalo acontece o I Encontro Eco-Cultural de Capoeira. Na ocasião, será realizado o batizado dos alunos de capoeira do Centro de Formação Profissional do Conjunto da Marinha. Após 12 meses de muitas aulas e apresentações com o instrutor Robson Gomes, o Malhado(foto), as crianças estarão mudando de corda. Para comemorar os visitantes serão recebidos com cachorro-quente e pipoca e o Grupo de Culinária do Centro Comunitário estará oferecendo um delicioso lanche para degustação.

Curtas:

Na mídia

O Campo participou de matéria de capa da revista Razão Social, do Jornal O Globo na edição de 21 de julho de 2009. A matéria tinha como tema os problemas enfrentados pelas ONGs para promover o progresso social na atualidade.

Agendar

Dia 8 de agosto, o grupo comunitário ENFOCO, parceiro do Campo, fará o seu Arraiá na comunidade Nossa Senhora das Graças, em São Gonçalo. Não percam! Anarriê!